sábado, 24 de novembro de 2012

NOOB HQ: ASTRONAUTA: MAGNETAR (convidado: Bruno DG).

Pára tudo, devoradores de Yakult! Temos hoje, nas paragens do poderoso Velho Noob um nerd (dos mais nerds que eu conheço) que se ofereceu voluntariamente a escrever uma matéria sobre o lançamento em quadrinhos que, na minha nada humilde opinião, foi o mais inesperado e "estranho" do ano. EU GOSTEI. Gostei do que ele escreveu e gostei do lançamento!
ABRAÇO. Confiram a resenha do cara aí embaixo e quem quiser ser amiguinho de Facebook do cidadão (que aliás é um dos fundadores do Anime Yo!, o melhor festival de anime mais bonito da Cidade que eu tive o prazer de me apresentar com meu stand up) basta você clicar AQUI. É o rapazola da foto aí do lado. Leitoras, contenham seus orgasmos.


Saudações!
Já faz tanto tempo que não escrevo algo como uma resenha que minhas mãos estão até um pouco enferrujadas, mas como diz um velho sábio ditado: O bom filho a casa torna!
Dessa vez e pela primeira vez estou aqui pra fazer uma resenha/comentário de uma HQ nacional, sim meus caros, uma Graphic Novel Brazuca. Mesmo não gostando das produções nacionais essa em questão me chamou muita à atenção, no caso o autor dos quadrinhos originais é o saudoso Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica mas essa produção não é dele.
Primeiramente devo dizer que a HQ em questão não chega nem perto de ser uma coisa infantil igual eram as historias de antigamente ou disfarçadamente um anime e como estão sendo feitas agora, com todo respeito mas - que p#rr@ é essa de Turma da Mônica Jovem? Ok , vendeu pra caramba é super sucesso mas pra mim é uma releitura fraca do que me encantou quando criança, acho até que chega a ser apelação, foi mal.
Voltando ao nosso tema, a HQ em questão que irei falar é uma Graphic Novel recém lançada chamada

ASTRONAUTA: MAGNETAR.

Vou explicar o que aconteceu pra não ficar muito confuso a coisa. Foram convidados alguns  artistas para redesenhar e escrever historias com os personagens criados pelo Mauricio de Souza mas com os traços e com o ponto de vista de seus “novos” desenhistas.  Nessa em questão o autor foi Danilo Beyruth, autor de um HQ nacional chamada Necronauta – ainda desconhecida por este que vós fala mas que já esta interessado em saber como é.
Pois bem, Astronauta: Magnetar contar a história do personagem Astronauta em uma de suas expedições pelo espaço. Porém um acidente faz com que ele fique preso em uma rocha espacial muito próxima a uma Estrela de Nêutrons – se você não sabe o que é uma Estrela de  Nêutrons, não procure no Google, compre a revista, ela explica é muito bem e ainda é em quadrinhos!  Inicialmente ele consegue manter uma rotina diária em busca de sobrevivência e de um modo de consertar a nave danificada. Mas com o passar dos dias, a rotina passa a tomar conta dele fazendo com que ele enlouqueça por estar sozinho e perdido no espaço, sua única companhia sempre foi o “computador” da nave, mas os danos tiraram até mesmo seu único amigo - ele se torna um naufrago do espaço se assim podemos dizer.
A trama da HQ seria basicamente a persistência por achar um meio de voltar para casa, a loucura trazida pela rotina e a solidão trazida pelo espaço.  Os traços do autor são fantásticos, ele deixou de lado aquela coisa oval que eram os traços originais e deu “corpo” ao personagem - ele deixou de ser um “Ovo de Páscoa Espacial” para se tornar um personagem espacial. Para fazer a historia o autor se preocupou em procurar um astrônomo para que pudesse ter as informações corretas e explica cada coisa detalhadamente em suas paginas, coisa como: Estrela de Nêutrons, Super Nova, Raios Gama...  parece ser um super papo de Nerd, mas eu prefiro ver isso como uma culturalização de um assunto considerado – chato – por alguns. Mas devo dizer que o modo abordado pelo autor faz você se interessar em saber o que é!
Mas nem tudo são rosas é claro... tenho umas observações negativas a respeito para fazer. Primeiramente é o modo que eles abordam a própria história. A preocupação em falar as coisas e dados de maneira cientificamente correta do autor e fantástica, mas ele focou tanto nisso que deixou de demonstrar mais ao fundo a questão da solidão/loucura humana que o Astronauta passa.  São varias paginas explicando e demonstrando fatos científicos e poucas falando sobre a natureza humana... outra questão são as tiras e os quadros, eles são bem trabalhados mas bem grandes também , o que torna essa HQ de 70 paginas de uma leitura muito rápida e consequentemente de uma historia muita curta.
O Autor poderia ter trabalhado melhor na questão da solidão do personagem, mostrado a loucura pela qual ele passa de uma maneira mais aprofundada. Imagina ser um humano perdido no espaço  sem qualquer contato com alguém próximo a uma Estrela de Nêutrons a 147 dias ... os Astronauta pira !  
Em resumo daria uma nota 8 - na escala até 10 – para essa HQ, ele me surpreendeu muito com essa nova visão atribuída aos personagens, o roteiro cientificamente bem trabalhado e a preocupação do autor de fazer uma coisa boa e coesa – o que é difícil de encontrar hoje – os traços são muito bons e a retirada de um personagem infantil fazendo uma transição para um publico mais adulto – se assim podemos dizer – não é uma coisa fácil mas que foi muito bem feita nessa edição.
Ah! Detalhe MUITO bacana sobre essa revista... você pode achá-la em dois formatos. Um formato vendido em livrarias com capa dura pelo valor de 29,90$ e um encontrado nas bancas de jornais com a capa mais – digamos – tradicional pelo valor de 19,90$... ambas possuem a mesma história e o mesmo conteúdo, realmente só muda a capa.
Para fechar, deixarei uma frase citada na revista que me chamou logo a atenção em suas primeiras paginas:

“... a vida me ensinou que às vezes é preciso abrir mão do que é mais seguro e se arriscar. Dar um salto no escuro. Mas as pessoas que te cercam também são importantes e você deve cultivá-las.”

E por hoje é só, bang!

Bruno DG


Agora comentem, leitores! Desafio os pequenos gafanhotos a ler quadrinhos adultos de vez em quando!