sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Earthworm Jim (Mega Drive / SNES) - Comédia com Minhocas

WORMS DE C* é ROLA. 

Saudações, colecionadores de hentai! Como eu ando meio engraçadinho essa semana, e atendo a vários pedidos de vocês leitores, resolvi escrever no poderoso e fodástico Velho Noob sobre a minhoca mais engraçada da face da terra (e debaixo dela também, LOL)! Ele, que fazia eu rir e ter nojinho de um jogo ao mesmo tempo! Estou falando de Worms? não, pequeno gafanhoto devorador de Yakult! É muito mais foda que isso. Então fecha a aba do X-Videos aí preste atenção no que o tio Lacerda aqui vai dizer.
Na época dos 8-16 bits a coisa era realmente interessante pra quem segurava os joysticks, veja bem:  Existiam literalmente toneladas de empresas tentando repetir o sucesso de Mario e Sonic, buscando um mascote que conseguisse conquistar o coração dos jogadores. Claro, era uma tarefa muito difícil conquistar os jogadores da maneira que os dois conquistaram, mas vários ícones surgiram, e mesmo que não tenham conseguido repetir o sucesso dos dois, pelo menos conseguiram permanecer com carinho na memória de muitos de nós, como aquela verruga que voce ama ter nas costas. Earthworm Jim é um deles, e por mais que não tenha feito o sucesso dos rivais, será sempre lembrado por seu jeito bizarro e bem humorado. Sem contar o nome impronunciável por mortais de 10~13 anos. Eu juro que só saquei a pronuncia correta desse nome recentemente.
      Arremeçar vacas! WTF?

Toda vez que olho pra esse cenário eu penso no jogo do Boogerman. Uma hora ainda escrevo sobre. Voltando o EarthWorm Jim (literalmente, "Minhoca Jim"). A história do jogo é tão bizarra quanto o personagem principal. Jim era uma minhoca comum, que rastejava, comia e defecava terra e fugia dos corvos que tentavam devorá-lo. Além de fugir, claro, dos pescadores. Enquanto Jim vivia sua vidinha de minhoca, bem longe dali - mais precisamente no espaço - (não entendeu? Relaxa, vai piorar) um mercenário chamado Psy Crow foi cercado por um grupo de piratas espaciais enquanto transportava um super-hiper-mega-thunder-ultra-power TRAJE DE BATALHA criado pelo cientista Monkey-for-a-Head. Ele deveria entregar o super traje pra rainha Slug-for-a-Butt, pra que ela conquistasse o universo. Simples assim. Pra que mais seria, não é? Claro que ela queria conquistar o universo inteiro
Outras forças não queriam que isso acontece. Durante a perseguição, o super traje acaba caindo na Terra...
 
Nosso herói anelídeo estava fugindo de corvos e do Chico Bento quando se deparou com o traje e resolveu entrar nele pra escapar, mas ele não sabia que ao entrar em contato com o traje, seu corpo seria "fundido" com o super traje, tornando-os um só, como um simbionte. Com habilidades incríveis e uma pistola automática poderosa. Porém, os mal-feitores vão caçar nosso herói até o fim do universo, pois eles desejam tomar posse do traje novamente. 
E como não poderia faltar, Jim descobre que a rainha malvada tem uma irmã gêmea chamada What's-her-Name (juro que não estou inventando esse nomes) que também está na mira dos vilões... 

Você derruba a geladeira na tora de madeira e vaca
é alavancada pra fora da Via Lactea.
Jim então tem que manter o super traje longe de mãos erradas e ainda salvar a princesa, afinal, é um jogo dos anos 90. O incrível dos anos 90 era exatamente isso: as histórias eram nonsense, mas ninguém se importava. Pois não precisa ter sentido, precisava ser divertido. Uma pena que o jogo não mostra a história do jogo; você já começa com o super traje combatendo os inimigos sem saber o por quê. A história você ficava sabendo pelas revistas especializadas ou pelo manual do jogo. 
Os gráficos do jogo são excelentes, detalhados e meio caóticos. Muito bem feitos e animados, e não é só no cenário por onde você percorre. O fundo também é animado e muito bem feito, cheio de detalhes! Os sprites também são muito bem feitos, principalmente do Jim, que é muito bem animado. 
Um barato nos 16 bits era deixar o personagem parado na tela pra ver se ele tinha alguma animaçãozinha. Isso era MUITO comum nos games. E as animaçõezinhas do Jim são as melhores que eu tenho registradas na minha cabecinha loira aqui.

Mas como eu disse, não é somente o Jim. TODAS as animações dos personagens que estão muito boas. Os inimigos, os pneus que saltitam, os corvos, o cenário do fundo, as vacas voadoras. Uma coisa curiosa é que na versão de Mega Drive, a tela parece ser mais ampla, o que torna a visão da fase maior e melhor. Já no Super Nintendo a câmera é mais fechada no personagem (o que diminui a visão, mas deixa o sprite do personagem maior na tela).  De certo modo, eu gostei mais da versão do Mega Drive por ter uma visão mais ampla do cenário. Mas jogar mesmo, eu joguei mais a do Super Nintendo. 
Uma coisa a se levar em consideração é que as fases não tem conexão nenhuma uma com a outra. Num primeiro momento você está num ferro velho, logo em seguida no inferno, depois embaixo do mar e logo em seguida saltando de bungee jump. E por aí vai... Todas sempre intercaladas por corridas espaciais contra Psy Crow. Sentido? Quem precisa de sentido?
OK. Tudo bem. A minha última postagem foi sobre um game extremamente inteligente (SHADOWRUN) e agora eu apareço com um joguinho malandrinho de pular e atirar, dizendo que os dois são divertidos.
Mas sabe porque? PORQUE ELES SÃO! Um jogo de verdade, precisa ser divertido - essa é a função de um "jogo", caramba. Passar o tempo me divertindo.

Clássica fase bônus que 1 a cada 1 jogo do SNES tinha.
As músicas seguem o padrão cômico do jogo e são muito legais, sempre ajudando a manter o espírito engraçado e bizarro do jogo. Mas nada que voce vá se lembrar pra sempre, como o tema de Zelda. 
Os efeitos sonoros também são escrachados - principalmente o Jim, com sua voz esquisita e engraçada. O chip de som do Mega Drive era um pouco pior que o do SNES e alguns sons são meio chiados, como é de praxe no console. por isso, nesse quesito o Super Nintendo levava vantagem. E não era só nesse. Apesar de eu ser muito mais fã da SEGA, todos precisamos admitir que o SNES dava uma bela de uma porrada na galera toda e até hoje é o videogame preferido de muita gente. Inclusive eu.

A jogabilidade tem seus altos e baixos. Controlar Jim é bem simples e qualquer chimpanzé funkeiro trapezista consegue. Jim pode atirar em oito direções diferentes e escalar plataformas. Ele também pode girar sua cabeça por alguns segundos como se fosse um helicóptero... Até aqui é tudo tranquilo. O problema começa com uma de suas habilidades, que é usar sua própria cabeça de minhoca pra se pendurar em ganchos espalhados pelas fases. Acertar o gancho é bem complicado e torna-se irritante facilmente. Quando só tem um gancho pra se balançar até que não é difícil, mas quando é preciso se pendurar em dois ou mais ganchos em sequência, a tarefa fica complicada. Lembra daquela SEGUNDA FASE do REI LEÃO que a gente morria e morria e morria e morria pra pular na MERDA DAQUELES RABOS DE HIPOPÓTAMOS? É por ai

Gato que tomou muito Gatorade com Yakult
O ponto alto do jogo sem dúvidas é seu humor, com piadas e besteiras em tudo. A começar pelo nome dos personagens já citados no começo dessa análise, assim também como o nome das fases e os inimigos que você encontra nelas. Tudo muito criativo. Corvos, cães raivosos, advogados (é sério!), gatos marombados, gosmas que saltam de bungee jump, vacas que devem ser lançadas pro espaço e tudo de mais bizarro que se possa imaginar. 

Earthworm Jim é um jogo bem difícil, sem um sistema de saves ou passwords. Terminar o jogo é tarefa pra poucos e você precisa ser muito macho pra chegar até o THE END. Isso porque o jogo é complicado, se tornando o famoso caso da tentativa e erro. Você vai morrer bastante, e certamente vai ter que jogar as primeiras fases mais vezes do que gostaria. O fato do jogo ser divertido e cômico faz com que você sempre tente novamente, mas é claro que chega uma hora que você se cansa da tamanha dificuldade proposta pelo jogo e resolve jogar algo mais fácil, pra tentar de novo depois.

Nos anos seguintes o jogo foi portado pra Game Boy, GBA, Game Gear e PC. E teve uma versãozinha picareta em 3D pro Nintendo 64 que eu prefiro não comentar!

ABRAÇO, gafanhotos! E não se esqueçam de comentar aqui embaixo, por que a melhor sensação do mundo é ter esse trabalhão pra escrever e saber que você leu e comentou. Isso pra mim faz tudo valer a pena!