quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Streets of Rage - AS RUAS DA FÚRIA NO MEGA DRIVE!


Ano de Lançamento: 1991 

Quem fez essa pérola?: SEEEEGAAAAA 
Sistema: Mega Drive - que era mais foda que o Snes sim, senhor. 
Jogadores: Você sozinho de madrugada escondido da mãe ou junto de mais um ou vários amigos sentados na sala derramando ki-suco no carpete.




Tava eu de boa na lagoa, feliz e pimpão no meu facebook, de bobs com a vida, quando do nada surge no chat o grande amigo SANDRO SANTIAGO , elogiando o progresso do nosso Velho Noob e perguntando se eu me lembrava de um game fodástico do Mega Drive. E disse: "Please, Bitch, joguei essa coisa divina no original japonês (Bare Knuckles)".
Juntando isso à uma conversa que tive com um de nossos colaboradores, o Diogo Elias sobre o jogo, eu resolvi escrever a matéria e compartilhar com todos vocês minhas lembranças.
Porque eu sou um cara muito legal. E já está na hora de vocês começarem a me pagar um salário pra manter o boteco funcionando.
Tive o PRAZER de experimentar esse clássico em sua essência, ou seja, no próprio MEGA DRIVE. Um colega meu tinha o cartucho, que foi jogado incessantemente. Esse amigo era o famoso Guilherme Lopes, hoje figurinha fácil nas baladas mais quentes de Divinópolis. Reuníamos, eu e o também ilustre Igor Kenny, na casa dele, e jogamos muito isso ae. Confesso que na época eu jogava mais com Adam ou Axel, pois a vagaba gracinha da BLAZE tinha sempre um viadinho que escolhia primeiro. Se você ainda não conhece esse game, trate de conhecer, baixe a rom aqui e bora se divertir que esse é um dos maiores clássicos do universo conhecido. mais clássico que Mário, eu diria (e você discordaria logo em seguida).

O jogo é de porrada franca, honesta, divertida e pura, do tipo verdadeiro que só existia na década da Tv Colosso, onde os chars (ou "bonequinho", dependendo da sua idade) vão andando pelas ruas fazendo a limpa na cidade, cheia de trombadinhas, punks clichês, caras fazendo malabarismos com facas e outros perígosos. Pra dizer a verdade, na cidade onde o game acontece tinha de tudo, menos cidadão de bem.
Ao jogar essa primeira versão, nota-se uma PUTA evolução no segundo game: Os personagens aqui são duros, travados, tem poucos golpes (ainda assim tem vários), fases simples e inimigos repetitivos pra caralho. Isso era uma regra fundamental na época: Muda-se a skin do personagem e voilá, temos um inimigo novo, economizando bits no cartucho.
As músicas são SOBERBAS, desde a intro até a música dos créditos, mesmo que naquela batida irritante dos 16 bits do mega. Esse é o único, na minha nem um pouco modesta opinião, onde o mega perdia de lavada pro nintendão. a placa de som do Snes era anos-luz mais foderosa que a do console da Sega. (snif).
A dificuldade aqui é a mais alta da trilogia, talvez pela merdinha que eram os controles pela dureza dos comandos e pela apelação que alguns chefes são, aquele gordinho SAFADO que cospe fogo e consegue encher o saco! Até no videogame gordo só faz gordice! Vocês se lembram daquele açougueiro desgraçado do Cadillacs & Dinossaurs ? Se não lembra, leia isso aqui, ó.

O jogo é (na gíria que não estou certo se vocês conhecem) "robadão", o que significa que é mais fácil provar a teoria das cordas comendo fandangos do que zerá-lo assim, na cara dura, de primeira. Ainda bem que, em alguns momentos, dá pra chamar ajuda do quartel policial mais próximo que a galera vem e TACA BAZUCADA nos enemies! Eu sempre me perguntei de onde vem esses policiais. Será que a polícia da cidade não tem mais porra nenhuma pra fazer e fica de quebrada na esquina esperando os caras que estão dando porrada nas ruas gritarem por um help? Será que eles não estão ocupados o suficiente com esse bando de desordeiros chutando latas de lixo por todas as ruas do lugar?
É uma ótima pedida pra passar o tempo soqueteando uma galerinha nervosa, principalmente na época, pois, hoje em dia, Streets of Rage 2 é sinônimo de qualidade em porrada franca. E o terceiro game da série, cuja qualidade é espetaculosamente linda para os padrões dos 16 bits seguísticos.
Ok, eu inventei essa palavra nesse exato momento.

No tempo que todo mundo queria o seu beat'n up pra faturar uns trocados, lá estava a Sega com seu novo sistema pra competir com o monstro da Nintendo. Dali veio a idéia de Streets of Rage, a (já tradicional) jornada de alguns poucos contra muitos pela retomada do controle da cidade das mãos do crime organizado. A nosso dispor, os 3 ex-policiais que largaram tudo pra resolver a questão, Adam, Axel e Blaze (que a julgar pelo fugirino, largou a polícia pra fazert Pole Dance).
Sim, é uma história idiota.
E sim, é uma história idiota copiada da história idiota do Final Fight. A jornada começa nas ruas da cidade, no meio da noite, entre as boates, lojas e suas placas de neon, uma novidade no mundo real que dizia que estávamos no futuro e que tanto marcaram várias histórias de ficção sobre futuros perdidos. Vide Blade Runner. O futuro era mais legal no passado.
O game e sua storyline segue a mesma lógica bestialmente nonsense dos games daquela época: Ninguém se deixavam abalar mesmo com tanta violência acontecendo ali na sua frente. Latas de lixo e cabines telefônicas escondiam bastões e facas que garantiriam (ou não) sua sobrevivência naquelas noites selvagens. 
No fim da rua estavam Antonio e seu bumerangue que não metem medo em ninguém. Tipo, o cara chefão se chama Antônio. E ele tem um bumerangue. E ele fica no final da rua.
Tipo briga de escola, saca?

O jogo não é muito longo nem muito difícil, e tem a única e fácil função de apenas te divertir. Fazer você passar horas pressionando botões e criando calos naquele joystick grandão do Mega Drive.
Após nossa recusa em aceitar que esses punks desordeiros de roupas coloridas tomem conta do pedaço, você chuta muitas bundas e finalmente chega no último chefão. Que mesmo sabendo que você pode invocar uma viatura com uma bazuca, ainda se levanta e procura nos eliminar com uma metralhadora. Assim, nós vencemos (fácil, porém divertidamente) mais um game e podíamos, felizes, partir para outro. Ou voltarmos ao Sonic, que era o que geralmente fazíamos.

Puta duma saudade porreta que me deu agora.

CURIOSIDADE BACANA:  Os caras de uma galera doida chamada BOMBER GAMES fizeram um remake do jogo para PC que vale muito a pena dar uma conferida, nem que seja aquela conferida de canto de olho com dois pés atrás. Vídeozinho pra você sacar AQUI.


DEIXE SEU COMENTÁRIO SE VOCÊ GOSTOU.
Se não gostou, volta pro orkut.