segunda-feira, 4 de junho de 2012

Crash Bandicoot


INTRODUCTION, caso tenha estado os anos 90 em Namekusei e não saiba que jogo é esse.

Crash Bandicoot foi lançado em 1996 para o Playstation, pela aclamada amigona da vizinhança Naughty Dog, a pedido da Sony, para ser o seu novo mascote e bater de frente com Mario e Sonic. E por um bom tempo essa raposinha ai foi a minha preferida das tardes de locadora. O game foi lançado numa época em que muitos jogadores ficavam impressionados ao perceber que os jogos em 3D estavam dominando o mercado dos videogames. 
Este jogo trouxe uma modalidade cativante de jogabilidade, semelhante a jogos como Mario e Sonic, porém em universo 3D. Divertido, gostoso e cômico de jogar, Crash Bandicoot vendeu aproximadamente 6.9 milhões de cópias em todo o mundo, fora os zilhões de piratões, cujo um deles me pertencia, tornando-se um dos games mais bem vendidos para o Playstation na década de 90. O game passou quase 2 anos na lista dos 20 games mais vendidos do mundo, deixando o top 20 apenas em 1998. Bom, na verdade em 98 TODO o playstation deixou de ser o mais vendido.
Em pouco tempo Crash tornou-se o mascote do Playstation, e isto garantiu ao game algumas continuações ainda mais espetaculares. Isso é, espetaculares no
PsOne, porque no PS2 a coisa foi meio tensa.
Até 1996, jogos de plataforma não eram revolucionários, sempre seguiam o mesmo estilo padrão do gênero. E quando digo isso, digo com propriedade, pois provavelmente joguei todos os que estiveram ao meu alcance.
Com este game foi diferente: O primeiro jogo de plataforma a utilizar gráficos 3D foi totalmente inovador. Com bons gráficos, trilha sonora digna e uma jogabilidade ridiculamente simples, Crash Bandicoot foi bem recebido pela crítica e pelos jogadores. Um ótimo game lançado em uma época em que os jogos do Playstation estavam para mostrar o verdadeiro potencial do console. E eu ainda acho os efeitos sonoros desse game ainda melhores que o do Mário (não me batam).

GRAFICOS E BARULHINHOS

Os gráficos deste game sofreram grande influência de cartoons norte americanos. E isso qualquer idiota acéfalo conseguiria perceber. Mas veja que é possível notar que a maioria dos personagens e inimigos possuem um corpo pequeno em relação à cabeça. Os cenários estão muito bem feitos, fundos lindos, suaves e sedosos montam a beleza gráfica deste game. Lembro que na época eu chegava a morrer por ficar distraído com o cenário. Era tudo tão bonito, tropical, ensolarado, e em 3D... naquela época eu achava que se existisse um céu, ele seria modelado em computação gráfica.
As imagens eram mais nítidas e bem estruturadas do que em outros jogos do Playstation, mas nada revolucionário, apenas belo. E isso era tudo o que me importava quando ia pagar 2 contos a hora pra jogar essa belezinha na locadora. Esse era meu preferido, pois eu poderia jogar sem precisar necessariamente do tão afamado memory card, que era o terror das locadoras. E além de tudo, o jogo tinha toda aquela facilidade de controle, diversão e beleza. Esta beleza pode ser observada em vários momentos: Em florestas, notam-se os mais belos efeitos de água e folhagens detalhadas; ou ainda em castelos antigos e cavernas, nota-se a presença de morcegos ou teias de aranha. Tudo dentro dos limites iniciais do Playstation havia sido combinado para oferecer a este game a melhor sensação visual já vista em jogos de plataforma. E conseguiu.
Em algumas fases o game abre mão do 3D e utiliza a câmera em 2D, deixando a jogabilidade mais intuitiva, em que gráficos em 2D favorecem a interface do momento. E tinham aqueles giros malucos de câmera que seu cérebro demorava 0.6 segundos pra se reconstituir.
A trilha sonora é agradável, característica de jogos de plataforma. Músicas de fundo são divertidas e cativantes, sempre se encaixam no estilo das fases. E tinham aquela pegada caribenha bem bacana. Os efeitos sonoros deste game são poucos e simples, porém nunca repetitivos ou enjoativos. E a voz daquela máscara, que foda!
Como foi dito anteriormente, nada de revolucionário em questão gráfica ou sonora. Estes aspectos foram somente bem trabalhados em um console que permitia o uso do 3D. E na época, aqueles sons bem trabalhados era um alivio aos meus ouvidos acostumados a ouvir os bit bit repetitivos do 8 e 16 bits.

A HISTORINHA QUE NINGUEM SE IMPORTAVA DE VERDADE, MAS TAVA LÁ

Os cientistas loucos Nitrus Brio e Neo Cortex planejam transformar animais em mutantes para criar um exército particular e dominar o mundo. nós já vimos um certo Robotinic usar estratagema similar, então só ignore e continue lendo. Eles planejam usar a máquina Cortex Vortex para transformá-los, porém, segundo Nitrus Brio, a máquina ainda estava incompleta. Neo Cortex tem pressa e insiste em usá-la logo. E dá merda, é claro.
Eles acabam capturando um marsupial (Crash) para fazer um teste. Como previsto por Nitrus Brio, o experimento falhou, e Crash não adquiriu maldade. Em um momento de distração, Crash consegue fugir, mas acaba deixando a sua namorada Tawna para trás. Tawna é aprisionada e alterada por Neo Cortex.
Agora cabe a Crash retornar ao Castelo e tentar resgatar sua namorada e os outros animais em perigo. Ao longo deste caminho ele encontrará muitos obstáculos e inimigos para impedi-lo. E blablabla. voce aperta star nas falas por que alugou uma hora e cada minuto é valioso.

E Jogar, era bom?

Este primeiro game da série Crash Bandicoot se passa nas fictícias ilhas Wumpa, localizadas em um arquipélago australiano. De início, o jogador tem acesso a um mapa que mostra em que local das ilhas Crash se encontra. Até o caminho para o castelo, onde Crash precisa resgatar sua namorada, existem 32 fases. Sendo 6 delas batalha contra chefes, e 2 fases secretas.
Todas as fases (com exceção dos chefes), possuem caixas a serem quebradas. Se todas as caixas forem quebradas e o jogador não morrer nenhuma vez até chegar o final da fase, ele será recompensado com uma gema. Tais gemas são importantes, pois será preciso coletar todas para ter acesso ao final secreto na fase "The Great Hall".
Gemas normais são de cor prata, gemas raras são coloridas. Às vezes para coletar algumas gemas normais, será necessário ter outra gema colorida específica para liberar um caminho secreto. Sabe aquele esquema do satã de fazer voce repetir e repetir a mesma fase pra pegar todos os itens diferentes? Na maioria das vezes, o jogador terá de passar por uma fase sem poder coletar a gema simples, pois não terá conseguido, ainda, a gema colorida específica necessária para liberar tal caminho secreto. Portanto, cabe ao jogador memorizar cada fase que requer uma gema colorida, e retornar a ela quando possuir a mesma posteriormente no game. E dá-lhe vidas e tempo livre!

Durante as fases ,o jogador encontrará várias frutas Wumpa. Juntando 100, Crash ganhará uma vida extra. Como nós estamos chocados. Haha. Para acessar os Bonus Stages, o jogador precisará coletar algumas figuras espalhadas durante a fase. Estas figuras são os rostos estampados de Tawna (namorada de Crash), Dr. Nitrus Brio e Dr. Neo Cortex. Juntando 3 figuras do mesmo rosto, Crash será levado ao Bonus Stage. Existem apenas 2 fases que contêm o rosto de Dr. Neo Cortex, e eles servem para abrir as fases secretas. Ao completar o Bonus Stages de Neo Cortex, o jogador conseguirá uma chave dourada, que automaticamente abrirá uma nova fase no mapa. São elas: "Whole Hog" e "Flumbing in the Dark". Voce se importa com isso? nem eu.
Os Bonus Stages permitem Crash coletar muitas Frutas Wumpa e várias vidas extras, além da possibilidade de salvar o game ou ver o Password até aquela fase. Isto só é possível se o jogador chegar até o final do Bonus Stage. Já isso é muitíssimo interessante. E curiosamente, apesar do game ter a possibilidade de usar o memory card do playstation,o jogo ainda tem os antigos passwords! O que salvava a sua pele nas locadoras, que como disse, nem sempre disponibilizavam os memory cards para os moleques que nem eu. Então era só anotar o código num papelzinho e zás, lá tava nóis no dia seguinte, garrado na jogatina. 
Durante a aventura, o jogador contará com a proteção de Aku Aku. Esse é o cara. Quebrando algumas caixas, ocasionalmente Crash encontrará o rosto de Aku Aku, uma máscara de madeira. Caso você seja ferido, ele morrerá no lugar de Crash.
Esta proteção possuí 3 níveis: ao coletar 1 rosto, Aku Aku ficará ao redor de Crash protegendo-o; coletando 2, Aku Aku adquire uma coloração dourada e protegerá Crash de dois ataques; já coletando 3, Crash torna-se invencível temporariamente. Soa familiar? Terminando o efeito da invencibilidade, Aku Aku volta à coloração dourada e mantém o efeito da proteção nível 2. E assim vai.

Pois é, esqueci de mencionar: Como é tradição nos jogos de plataformas, o crash não tem uma barra de life. Ele encostou onde não devia e bau bau.

Crash possui poucos movimentos: Neste game ele apenas corre, pula e gira. Apenas com estes movimentos básicos, o jogador terá que seguir ao longo das 32 fases. E isso é bem divertido de fazer, acredite em mim. O mais interessante é que a cada "morte" do crash, ele é "morto"com uma animação diferente. Ele será tostado, esmagado, ferido, serrado, e despencará em buracos.
Os barulhos, os efeitos visuais e as animaçoes sao a graça do game. jogue com o volume alto.
Até MORRER NESSE GAME É DIVERTIDO!


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