segunda-feira, 28 de maio de 2012

Review: Goldeneye 007


Eis aqui o grande campeão da nossa enquete. Depois que fiz a resenha do Mário 64, eu fiz uma enquete entre os fãns da página do Velho Noob  no facebook perguntando qual game do N64 os leitores gostariam de ver resenhados aqui!
E não é que o resultado não foi outro? (eu honestamente estava apostando no Donkey Kong 64...)
Para homenagear este grande jogo, nada melhor do que falar sobre ele – já tava na hora... Que vergonha, tanto tempo de blog e nunca falei do meu jogo preferido no Nintendo 64!
Goldeneye 007 é um jogo de tiro em primeira pessoa para o console grandalhão parrudo da Nintendo, baseado no filme de James Bond, GoldenEye.  O game é todinho produzido pela Rare (até então produtora second-party da Nintendo, mas que hoje já atingiu a autosuficiência) e distribuído pela Nintendo, fora lançado em 1997 (dois anos após o filme). Isso é complicado, trabalhar com um hiato muito grande entre u]o lançamento do filme e o lançamento do game. E as coisas com o N64 já não estavam indo muito bem. E as softhouses estavam abandonando o pleito daquele console maravilhoso, mas que por algumas razões bastante técnicas (como a mídia utilizada) estava indo para o limbo da história gamística. Limbo esse onde anos mais tarde também receberia seu irmão Dreamcast.
Então, naquele cenário desespero onde a Nintendo percebia a cagada imensa que estava fazendo ao lançar um videogame de ultima geração utilizando a mesma midia do anterior  momento de "muita calma nessa hora" que a Nintendo estava atravessando com seu brinquedinho novo, a Rare lança, exclusivamente para
o N64 esse game, que é até hoje considerado um dos maiores jogos de 1ª pessoa da história, com foco especial em seu inovador modo Multiplayer.
História

Senta que LÁ VEM: Com a queda da Cortina de Ferro e o final da Guerra Fria Link do wikipedia para os que mataram essa aula pra jogar Alex Kidd,  o modo de obter poder deu ao mundo uma nova ordem, que envolvem esquemas perigosos que visam apenas o lucro. Neste contexto, James Bond (Pierce Brosnan) conhece em Mônaco Xenia Onatopp (Famke Janssen), uma mulher extremamente bela e perigosamente mortal, que pertence a Máfia russa. Bond tenta encontrar o Goldeneye, uma arma secreta espacial que destrói tudo que tenha um circuito eletrônico e que, caso caia em mãos erradas dará aos seus donos o poder de derrubar governos. Para impedir uma catástrofe mundial, James se une a Natalya Simonova (Izabella Scorupco), uma programadora de computadores. Embora eu nunca, em toda a minha curta vida de 25 anos, vi nem de longe uma programadora de computadores tão gostosa assim. Eu conheço muitas programadoras. Mas nenhuma delas se parece com uma modelo russa de lingerie. Não mesmo.

Jogabilidade

A jogabilidade de Goldeneye 007 casou-se perfeitamente com o inovador joystick na época: O gatilho Z era usado para atirar, o botão R para mirar. O direcional analógico dava mais flexibilidade aos movimentos do agente. Os outros dedos ficavam livres para ativar botões de ação e recarregar as armas... Uma excelente combinação, que mostrava que o Nintendo 64 tinha o melhor joystick para jogos de tiro em primeira pessoa. Jogar o game é realmente uma experiência prazerosa, e muito disso se deve ao joystick. Tanto é que uma boa parte da graça é perdida quando se joga o game em emuladores. A menos que você tenha um gamepad no formato original. Mas se voce tiver um, me venda pelo amor de deus. Ou seja, jogar o game é bom. E isso é fato indiscutível. O próprio controle simulava uma arma na sua mão. Chupa essa, Nintendo Wii.

Gráficos e Sons

Hoje em dia, 007 Goldeneye não impressiona mais, se tornou simples e virou clássico absoluto. Mas se avaliarmos considerando o que ele era há 13 anos atrás, os gráficos são quase perfeitos: Cenários limpos e nítidos. Modelagem que funcionava. Hoje, jogando no meu notebook aqui, eu me pego rindo da movimentação dos personagens, do design quadradão das cabeças, pernas e mãos. Sim, é óbvio. São quase 15 anos de evolução nesse gráficos. Mas naquela época, quando eu sequer tinha um Nintendo 64 (eu fui ter um mesmo anos depois) e alugava a hora na locadora perto da minha casa, aqueles gráficas eram ultra-realistas. Em casa eu jogava Master System. Na locadora, era Playstation e N64. Isso nos olhos deslumbrados de um molecote de 13 anos.
Eu pirava no game, cara. Pirava mesmo. Principalmente no modo multiplayer, onde eu mais uma renca de amigos revezávamos nos comandos de um daqueles 4 controles. Isso numa telinha de 22 polegadas, a tela dividida em 4.
E mesmo assim, achava perfeito.
Porque? Porque ERA.
Outro elemento gráfico que impressiona no jogo são as variações das fases: Uma hora no trem, outra nas ruas, passando pela biblioteca, dentro da floresta, fugindo da prisão, indo parar na caverna, depois de passear no barco... O jogo nos leva a vários caminhos diferentes. Nada muito open World, como os vastos cenários que temos hoje em dia, e por limitações de hardware do console, os games do N64 sempre tiveram um problema sério de textura e noções de profundidade. Mas nada que em GoldenEye viesse a realmente atrapalhar, até porque grande parte do game se passa dentro de lugares fechados.
E, claro, a trilha sonora não poderia passar despercebido em qualquer coisa relacionada a 007, e nada melhor do que a trilha sonora clássica do filme para dar ritmo ao jogo. Digníssimo trabalho de Grant Kirkhope e Graeme Norgate. Grandes mestres!

Diversão

Quando se fala em diversão, nos lembramos diretamente do Multiplayer! Esse sim é ótimo. É possível jogar com até quatro pessoas simultaneamente usando os recursos que o console nos proporciona. Tenho ótimas lembranças de quando jogava o Multiplayer com meus primos e jogávamos minas em todo lugar, todo mundo tinha que tomar cuidado ao dar cada passo... Era demais! Aquela locadora que falei logo ali encima era o lugar mais barulhento do quarteirão, toda vez que eu e meus amigos tínhamos aquela grana sobrando. (eu vendia picolé na época e meu dinheiro todinho ia pra isso. Tempos lindos quando eu não tinha uma plantação de contas crescendo dentro do meu apartamento).

Conclusão

007 Goldeneye deixou pra sempre o seu legado para os FPSs, mesmo que hoje em dia tenhamos jogos mais bem engendrados que ele. (eu ainda acho Black o melhor FPS que eu já joguei na minha vida).  Esse é um jogaço, obrigatório para quem planeja se divertir, obrigatório para quem gosta de jogo de tiro, obrigatório para quem gosta dos filmes do espião, obrigatório para quem procura games para o Nintendo 64. Embora eu achei realmente complicado configurar os controles no teclado, ainda assim vai ser melhor que usar um gamepad tradicional, onde certamente irá lhe faltar botões.

E pra você que está sabendo sobre esse jogo agora e não conhecia essa belezura dos 64 bits, faz o seguinte:

1) Assista ESSE VÍDEO para saber de qual que é a parada.

2) Clique AQUI e baixe a rom do game, depois clique AQUI e baixe o emulador. Se tiver ainda alguma dúvida de como instalar e configurar o emulador, assista ESSE  TUTORIAL.

3) Agora jogue seu Modern Warfare fora  *_*