domingo, 6 de maio de 2012

Coisas Que Não Fazem Sentido Nos Games


Fala aê amantes nostálgicos desse caótico mar de recordações eletrônicas! Hoje resolvi sentar na minha mesinha aqui e escrever sobre um tema que já venho desenvolvendo a um tempinho, e gostaria de compartilhar com meus amigos aventureiros. Esse é um tema que pode gerar polêmica... Afinal, estamos falando de jogos, ou seja, é tudo ficção! Son coisas que non ecsistem! E alguns mais xiitas ai vão dizer que eu não posso esperar por lógica num jogo de entretenimento eletrônico. O que eu concordo bastante! Mas gostaria de fazer uma análise mais crítica sobre alguns assuntos que são recorrentes. Quero dizer, não são viagens de um jogo específico, são coisas que diversas vezes se repetem em vários games.
Se formos analisar todas as coisas estranhas em jogos, arrisco a dizer que nenhum iria sair ileso, afinal, temos encanadores italianos que usam flores pra atirar bolas de fogo em dragões num mundo dos cogumelos, e ouriço com cabelo maneiro e sapato invocado que corre na velocidade da luz, e muitas coisas mais que não fazem sentido algum. Mas deixando esse aspecto de lado, pois são características exclusivas desses games, o que quero abordar são regras insanas gerais. Tem algumas coisas nos jogos que acabam se tornando muito esquisitas, e nós acabamos ignorando histórias tão mirabolantes para pura e simplesmente nos indagar sobre esses “pequenos” detalhes que acabam fazendo menos sentido que qualquer outra coisa! Entendeu? Não? Nem eu! Mas acompanhe-me na matéria de hoje e talvez vocês entendam melhor o que estou querendo dizer...

Latas de lixo premiadas Nossos pais viviam falando pra não pegarmos coisas de estranhos ou que estivessem no chão, pois poderiam fazer mal!
E de repente, vêm os Beat’em Ups e nos mostram que comer coisas do lixo, pode recuperar nossa saúde. Desvirtuosismo da juventude? É, era muito difícil educar os filhos naquela época...
Eu não poderia ter começado esse artigo com outro fator tão estranho! Como pessoas jogam frangos assados inteiros na lata de lixo? Os mendigos platinavam em Metro City! E pior... Como os caras comem coisas do lixo? E pior[2]... Como raios eles não passam mal?
Fora as comidas deliciosas e suculentas encontradas na lata de lixo, podemos também encontrar rádios, jóias, dinheiro, barras de ouro e diversas armas! Quer dizer, nem mesmo uma cidade fodida que nem aquele poderia ser tão fodida a ponto de você encontrar coisas assim em cada maldita lixeira!

Barreiras Invísveis  Você está cminhando feliz com seu direcional pra frente como se não houvesse amanhã e POF, bate em alguma coisa...Todo mundo já topou com uma barreira invisível em algum momento de determinado jogo! Elas estão lá para impor um limite ao jogador... Muitas vezes uma limitação gráfica mesmo. Acontece muito em jogos de arenas "abertas" como o Vigilante 8, que escrevi uma matéria recentemente. Essa "solução" foi bastante popular na geração 32 bits, quando mundo dos games estreiava o universo em 3 dimensões e ainda não tinham inventado nada mais criativo pra embarreirar seus personagens rumo ao infinito.
Então você certamente estava em cima de um penhasco e pensou: "Vou jogar esse inimigo barranco abaixo!" 
E quando jogou, ele parou na barreira invisível! Maldita seja!
Mas é claro que o contrário também aconteceu... Os inimigos tentaram te jogar e você foi salvo pela barreira.
Os jogos possuem essa barreira para impor um limite até onde o jogador pode passar! Só que alguns casos, não fica tão bom... Como no exemplo do penhasco! Nem precisaria dela lá em cima, porque assim ficaria mais bacana e todo mundo poderia cair. Claro, ficaria mais difícil... Mas bem menos estranho! Mas quando isso acontece numa rua, no meio do cenário, sem nenhum sinal lógico pra que ocorra, aí a porra fica esquisitamente séria.

Personagens que não sabem nadar Tá certo, isso nem seria algo estranho, afinal nem todos sabem nadar e portanto não seria obrigatório pros personagens de jogos! Eu mesmo não sei nadar, se eu fosse personagem do Mário eu me fodia mesmo. Mas tem alguns jogos que abusam...
Vocês certamente conhecem um jogo chamado “Frogger” onde jogamos com um sapo (sério?)e temos que atravessar um rio... Só que ao cair na água o sapo morre! Porra, porque um anfíbio morre ao entrar em contato com a água?
E tem também o Altair (Assassin’s Creed)! O cara escala prédios enormes usando o tal do Le Parkour - aquele negócio que falam que é esporte -  Aqui na minha terra, pular muro co habilidade ninja tem outro nome. Ainda mais com a polícia na rabeira.
Além de escalar prédios, o cara anda nas sombras, rouba coisas sem ser notado, combate inúmeros inimigos, mas quando cai na água, morre... Qual é? gastou todos os pontos em destreza, foi? Merda de assassino incompleto, deveria ter terminado o curso pra ficar melhorzinho antes de mandar ele viajar no tempo, ou na memória genética do mundo, ou seja lá que bosta for a desculpa esfarrapada daquele roteiro!


Plataformas Voadoras Esse é um tema muito discutido pelos gamers... Como diabos essas plataformas ficam flutuando? E ainda aguentam o peso dos personagens sobre elas...
Quem será que resolveu construir plataformas voadoras? E como esse cara conseguiu tal progresso? Quer dizer, isso existia a rodo nos 8 e 16 bits, e até mesmo em games mais modernosos, como Crash BandCoot.
É sem dúvidas uma descoberta interessante, deveria ser usado em outras coisas... Já imaginou construir plataformas voadoras pra se alcançar os lugares? Seria fantástico!
Aliás, um mistério maior ainda é porque diabos construíram plataformas voadoras no meio da selva ou em cavernas!
As plataformas voadoras e as paredes invisíveis são coisas inexplicavelmente estranhas... Colocadas em lugares mais estranhos ainda! Isso realmente não faz sentido. Estruturas inteiras erguidas no... ar?


Portas blindadas ...Realiza: Está você jogando com seu agente da SWAT/CIA/FBI SERVIÇO/SECRETO/EXERCITO/POLONÊS, armado até os dentes, com metralhadoras, granadas, bazucas, shotguns, explosivos, armas nucleares e uma faca (tem que ter a faquinha)... E quando chega numa porta, ela simplesmente não abre!
E você tem que digitar uma senha ou então buscar algum item pra abri-la... Só olhar no seu inventário e verás que não precisa de item nenhum! Fuzila essa merda dessa porta... Uma chave, sério? que tipo de escoteiro eu sou agora? EXPLODE LOGO ESSA BAGAÇA! E outra, sendo você um soldado treinado, deveria ter aprendido a arrombar portas! Qualquer ladraozinho mequetrefe nível um de D&D consegue arrombar essa portinhola mais rápido que a maioria dos games de tiro. Curiosamente, essas portas são blindadas e pasmem, nem usando a poderosa faquinha, você conseguirá abri-la! Se a idéia é proporcionar um desafio intelectual ou estratégico, bem que poderiam fazer  forma mais inteligente. Voce simplesmente não pode fazer um desafio intelectual ofendendo a minha inteligência, caramba!

Seja bem-vindo à minha humilde residência ...Isso simplesmente me intriga! e é um clássico em jogos como Zelda.  Cena comum em quase todos os RPG’s, você armado com espadas, escudos e armaduras, entra na casa de qualquer um com muita naturalidade, mexe nos armários, baús, visita todos os cômodos da casa e sai de lá com os bolsos cheios de itens da família, e mesmo assim, ninguém chama a polícia! E ainda sempre são amigáveis com você, te dão dicas e tudo mais...
O pessoal dos RPG’s é muito amistoso mesmo! As portas das casas deles sempre estarão abertas pra você entrar e fazer a faxina na casa! Isso quando você não quebra tudo lá dentro procurando itens. Engraçado mesmo. Você entra, saqueia tudo, sobe no quarto dos meninos, saqueia mais um pouco, desce outra vez, quebra alguns vasos pra ver se não encontra mais nada e ao sair... a tia te dá dicas do plot, agradece e se bobear, ainda rola um potion!

Bolso infinito Ao longo de sua extensa jornada, você encontra itens que poderão ser úteis e vai guardando todos! Espadas, escudos, flechas, bombas, dinheiro, poções, livros, chinelos, bigornas, pedras, uma TV de LCD, um notebook... Bem, o fato é que guarda tudo que você encontrar pelo caminho; pelas latas de lixo ou nas casas dos outros!
Impressionante que cabe tudo no seu bolso ou na sua mochila... E nem fica pesado nem nada! Você caminha e até corre normalmente!
Pior ainda ocorre nos jogos do Pokémon... Como o personagem guarda uma bicicleta na mochila? Claro que eu teria que perguntar como ele guarda um pokemon num pokebola, mas isso não importa muito. É um anime. Animes são além do meu entendimento. A questão é que games como Diablo e Resident Evil, limitou um espaço bastante rígido no seu inventário, o que tornou a aquisição e transporte de itens uma questão inclusive estratégica. Isso é bem mais interessante.


Puzzles nos lugares mais estranhos Sei lá, só imagine você morando na mansão de Resident Evil! Numa bela noite desse um baita de um revertério em você... Só que pra abrir a porta do banheiro que é blindada, você teria que reunir duas esmeraldas, alinhar os quadros na ordem correta, e ainda digitar uma senha! 
É, eu nunca quis morar em mansões mesmo... Prefiro morar na minha casinha! Pelo menos posso cagar tranquilamente sem decorar uma senha. Isso realmente não faz muito sentido. Não apenas no caso do Resident Evil, mas em vários momentos você vê lugares supostamente reais serem retratados em games. Como Shopping Centers, Bancos, Escolas, Hospitais, Creches, Boates, Puteiros... Mas na hora de transitar por esses cenários, o jogador é obrigado a lidar com os puzzles mais esdrúxulos! Sério mesmo que os clientes tinham que resolver quatro quebra-cabeças pra entrar na loja de armas? Ou será que quando a merda voou no ventilador as autoridades de Raccon City disseram "Vamos evacuar a cidade, mulheres e crianças primeiro! MAS ANTES vamos colocar alguns puzzles sem sentido pra foder a vida de qualquer sobrevivente".
Outro exemplo palpável disso é Silent Hill. Que o negócio lá é sinistro todo mundo sabe, mas será que o pessoal naquela cidade vivia mesmo com uma charada em cada esquina? Ver esse quebra cabeças em jogos de plataforma pra mim está ok, já que não tem mesmo a intensão de retratar nada com fidelidade, mas ver isso em jogos 3d com ambientações totalmente realistas é no mínimo engraçado.

Barris explosivos Uma coisa muito comum em FPS é encontrar diversos barris explosivos pelo cenário! O que é estranho, afinal, se os caras sabem que esses barris podem explodir com muita facilidade, porque espalhar eles pelo lugar? Principalmente um lugar onde tem maluco atirando a cada 15 minutos?
E ainda por cima, tem carinhas que fazem questão de se esconder atrás do barril quando percebem que você está atirando... Pow, tá de brincadeira né!? Alguns jogos realmente elevam a burrice a um nível funkeiro da coisa, colocando não apenas barris explosivos na mira do seu arsenal, mas às vezes temos caminhões tanque entupidos de combustível... ou muitas vezes, refinarias inteiras de petróleo prontas para voar pelos ares! Pra quem gosta de ver as coisas explodindo que nem eu, tá tudo sussa, tudo lindo! Mas se voce pensar racionalmente, o cara que armou esse cenário pra se defender de uma invasão precisa ser DEMITIDO. Os únicos barris explosivos que fazem algum sentido são os do Donkey Kong, na minha opinião. Mas mesmo assim isso não explica por que raios tem barris de pólvora no meio da floresta. 

Lugares maiores por dentro que por fora ..Está você passeando por uma cidadezinha e vê uma casa pequena, no máximo deve ter uns dois cômodos! Isso olhando por fora...
Ao entrar você se depara com uma sala, uma cozinha, três quartos, banheiro, lavanderia, uma academia, piscina aquecida, churrasqueira elétrica e ainda um jardim suspenso com elevador panorâmico!
É incrível como o arquiteto que projetou tal casa, conseguiu dar a ela uma ilusão pra que parecesse pequena por fora! Isso existia muito nos games antigos de RPG, onde precisava-se poupar espaço no cenário externo para colocar as coisas que realmente importavam ao jogo. Mas vá, não deixa de ser engraçado.

Nada que uma boa noite de sono não resolva... Essa é uma afirmação verdadeiríssima na maior parte dos games de campanha. "Nada como uma boa noite de sono pra nos deixar novinhos em folha" Tá com dor de cabeça, gripe suína, unha encravada, envenenado, dor de barriga? Basta tirar uma boa soneca e pronto, seus problemas estarão resolvidos! Tá, a dor de barriga não... Pra isso vá num banheiro que não seja na mansão de Resident Evil!
Mas voltando aos fatos, é fascinante ver como os caras associaram o sono com a cura de tudo! Realmente, tirar uma pestana é muito bom... Mas quem dera acabar com todos nossos problemas de saúde! Minha gastrite agradeceria imensamente. E meus pulmões, e meu fígado, e meus rins.

Não encosta em mim! Cara, de todas, essa é a lógica absurda que mais me irrita desde sempre! como podem fazer jogos assim? Sério, peguem como exemplo a série Contra... Como soldados tão fodas e machos podem morrer por apenas encostar nos inimigos? Mas que merda de soldados são esses que não aguentam um simples esbarrão...
Alguém já jogou Transformers do NES? Como pode um robô de dez metros de altura morrer ao encostar em inimigos minúsculos ou em pequenas pedras? Isso é broxante! Isso sem mencionar o "morrer por esbarrar em partes do cenário" como a já citada água e os famigerados espinhos. Tudo bem que cair encima de espinhos é motivo pra morrer mesmo, mas morrer porque encostou do LADO, Sonic? Esse negócio de encostar em inimigos é tão tenso e tão popular que praticamente TODOS os jogos de plataforma seguem essa estrutura. Tanto é que a maioria dos inimigos não possuem sequer um ataque, eles apenas... caminham aleatoriamente pelo cenário. Ou ziguezagueam por ele. Poxa... chocar-se contra um inimigo e causar dano faz sentido apenas, e digo com máxima certeza, APENAS em games veiculares, como jogos de corrida, ou navinha. E tenho dito! Essa porra não faz sentido algum!

Vendedores em lugares estranhos...Tem vários jogos que pra dar uma colaborado com o jogador, colocam alguns carinhas pra vender itens e armas! Claro, isso é ótimo pra gente! Mas por que diabos tem um vendedor lá na casa do caralho? Se as vendedoras da Avon e Jequiti resolvem fazer isso, já pensou?
Em Resident Evil 4 por exemplo... Por que tem aquele carinha lá? Pra quem ele pretende vender suas armas? Pros ganados? Certamente o Leon foi o primeiro cliente desde.... sempre? E como ele consegue ser tão miseravelmente capitalista tendo um único cliente pra movimentar seu negócio?
Será que ele não tem visão empreendedora pra saber que o mercado lá não lhe dará o retorno ideal? Alguém coloca esse cara num curso do Sebrae, faz favor?




Putz, essa matéria de hoje ficou meio grandinha! Mas estão aí as "Coisas mais estranhas dos jogos" que eu consegui me recordar... Certamente não falei de tudo, mas os mais estranhos eu lembrei, pelo menos.

E vocês, lembram de mais alguma coisa bizarra e que não tem sentido? COMENTA AE.