quarta-feira, 28 de março de 2012

O FUTURO DO MEGAMAN NA VARA DA FAMÍLIA


Saudações caipiroscas do Velho Noob pra você. Antes de tudo, parabéns ao Velho Noob que está ganhando ares de gente grande, fazendo parcerias firmeza com muito blog bacanudo por ai, e talz. Confira tudo ali na sua barra esquerda, todos os links dos parceiros. E segundo, quero dizer que eu pessoalmente estou muito feliz com as trapalhadas teatrais apresentações de stand up (se você não sabe o que é isso, volta pra você sabe onde) que tenho feito ultimamente. Meu público está aumentando e finalmente tô começando a ganhar algum dinheiro com isso. Não que isso vá pagar meu aluguel e a internet + despesas com a namorada,  mas pelo menos consigo comprar um churros depois de cada show.

AGORA VAMOS AO QUE NOS INTERESSA: Megaman! A máquina de caça-níqueis mais rentável da Capcom depois do Street Fighter! E se você ainda não conhece o robozinho azulão, já sabe pra onde voltar, né? Estive confabulando sobre os antigos personagens de games com alguns amigos no Facebook (clique AQUI e vire meu amiguinho ). Heróis antigos, do tempo em que internet era coisa de playboy e nossas informações chegavam nas páginas da SGP, como Sonic, Mario, Yoshi, Knucles, Ryu e Ken, Strider, Kenseiden, além de alguns outros, e inclusive são dessas conversas nas internets que saem as idéias e sugestões para os meus posts que mamãe adora todos acham criativos e engraçados. Por fim, acabou que mais um veio na cabeça: Mega Man (ou Rock Man, se você é um daqueles nintendistas chatos que aprenderam japonês só pra jogar Final Fantasy no original. Se você for um desses caras, que Budah tenha piedade de sua pobre alma pecadora). Essa confabulação acabou acarretando uma mini-investigação, onde me deparei com vários fatos que podem confirmar uma triste suspeita: Mega Man, o seu robozinho cyano preferido pode estar a caminho do Limbo gamístico, e talvez pior ainda, está sendo
descontinuado pela Capcom. "Descontinuado" é uma maneira foda de dizer que ele pode NUNCA MAIS ser o mesmo. Sabe aquilo que a Marvel e a DC fazem com seus heróis preferidos? de ficar apertando o botão de reset toda vez que sai alguma merda e você nunca sabe a origem do sujeito, nem o que vale e o que não vale mais na cronologia oficial? BANDO DE ASSHOLE! É um desrespeito agravado por batalhas épicas na justiça. Casos de família.
Japonês royalite
Mas antes de ficarmos desesperados e nos enforcarmos com o cabo do joystick turbo  tirarmos conclusões precipitadas, vamos analisar os fatos cuidadosamente: Esse da foto é o Keiji Inafune, pai do Megaman. Culpe-o pela sua infância ter sido feliz à beça. Porém, o buraco é mais pra baixo:
1) O sujeito da foto ai é um dos pais do Azulão (e o diretor mais importante para a saga do menino-robô), e falou o que devia e o que não devia em meados de 2010, quando afirmou que o mercado de criação de games Japonês está pelo menos 5 anos defasado com relação ao mercado Americano e Europeu. Você não leu errado, pode voltar na frase anterior e ler de novo. Ele disse que os branquelos fazem coisa melhor que os amarelinhos (chupa, SQUARE ENIX!) Nem preciso dizer que isso irritou seus colegas de trabalho, além de criar um certo desconforto com a própria Capcom, já que ele foi apontado como diretor Global da companhia no início daquele ano, e prometeu devolver à “glória” dos áureos tempos à empresa, igualando as criações da matriz, da filial americana e da filial européia. Isso é como afirmar na sede de sua empresa que as suas representantes sabem fazer melhor o seu trabalho do que você mesmo. Em outubro de 2010, Inafune (que mais parece nome de descongestionante nasal) se desligou da Capcom, depois de 23 anos de serviço, sem qualquer motivo aparente para tal decisão. O cara é diretor Global da CAPCOM e preferiu cair fora? Alguem me explica essa porra?
2) A Capcom preparava um mega lançamento que viria a bater de frente com games “open-world” que existem por ai, como vários MMOs, Esse game seria chamado de Mega Man Universe, que foi demonstrado ao público na TGS de 2010, sendo sumariamente cancelado em Março deste ano. Isso é que é o mais suspeito, já que cancelamentos de games em geral ocorrem antes da fase “Gold”, que é o momento onde eles estão prontos para demonstrações em público nos grandes eventos como TGS e E3. Ok, pelo outro lado, a demo não chegou a empolgar muito, mostrou controles sem precisão, um gráfico aquém do esperado, o que pode ter levado o game a ser considerado “arriscado”, e por isso foi mandado pra terra dos projetos que nunca serão games. TAmbém acho que um Skyrin / GTA com o terror da mecatrônica seria um desastre irreparável.
Megaman Legends 3: cancelado? ARE YOU FUCKING  NUTS?3)
Outro problema foi Mega Man Legends 3, que seria um dos primeiros games de peso na nova plataforma portátil da Nintendo, o 3DS motherfucker, e que também foi cancelado, sendo que esse nem poderia ter sido considerado arriscado, já que o anúncio inicial do próprio game rolou em setembro de 2010, e o cancelamento ocorreu em julho de 2011. É muito pouco tempo para desenvolver algo palpável a ponto de se dizer se ele vai ser sucesso ou não, principalmente com uma plataforma nova. O agravante aqui é que Mega Man Legends 2 é o melhor jogo megaman do universo conhecido foi realmente um bom jogo, com scores próximos a 7,5 em vários sites (não que eu me importe realmente com isso, mas números impressionam , não é mesmo?), além de ter criado uma boa legião de fãs. Nota pessoal: É a minha série preferida dentre os games "megaman". E embora Inafune (eu não consigo falar isso sem lembrar de coisas como VicVaporup) tenha saído em outubro (um mês depois do anúncio do jogo), a Capcom reafirmou que a produção do game iria continuar. Isso até o dia 18 de julho, quando foi oficialmente cancelado. Head Shot.
mas hein?
Megaman demitido de Marvel Vs. Capcom 3: WTF?!? VÃO TIRAR O RYU DO STREET FIGHTER TAMBÈM?)
Pra quem sonhava alto, esse  último fato (e mais estranho pra mim): Mega Man foi solenemente ignorado no casting de Marvel vs Capcom 3, depois de sua presença e da sua “irmã” Roll (eu sempre achei que ele comia ela, mas ok) nos games anteriores da série. Mega Man era um dos melhores personagens para quem está começando neste tipo de game, e a sua presença era certa no novo jogo. Mas, de volta à linha do tempo, o anúncio do jogo foi na E3 de 2010, e segundo os diretores da game, ele vinha sendo rascunhado desde o final de 2008. O problema aqui seria uma questão de direitos autorais, já que Mega Man pode ser de controle do Inafune (cof cof), enquanto que os outros personagens não necessariamente são da mesma propriedade intelectual. E aí é uma questão interna, que pode inclusive ajudar a responder muitas das questões anteriores.
Não acredito que realmente a Capcom vai acabar de vez com o Azulão, até porque boa parte dos fãs da empresa começaram com o Mega Man no Nintendinho e no Super Nintendo. É muito mais provável que seja realmente uma disputa judicial entre Inafune e a Capcom, e por isso a utilização do personagem esteja suspensa para os próximos jogos. E como não dá pra lançar um jogo do Mega Man SEM  a porcaria do Mega Man, calcula ai o tamanho da merda.
Game Over para Megaman?
Não justifica, porém, o cancelamento de título, que poderia ter sido colocado em hold até que algum acordo fosse resolvido. E é neste dualismo que resta minha dúvida: A Capcom cansou do Azulão, por isso os cancelamentos, ou ela quer resolver tudo sobre propriedade intelectual para relançar o menino-robô? (lembra da bosta que falei no começo sobre ficar apertando o botão de reset?). Possivelmente, em caso de não resolver essa pendenga, vão fazer um reboot do personagem, dando nova historia, nova origem e etc. E se isso acontecer, meu caro estimado leitor, a porra fica muito, muito séria pra Dª CAPCOM.
Particularmente, eu fico realmente triste quando “mortes” assim acontecem. Não que eu dê isso como certo, mas é inegável que “algo não está certo” no mundo robótico do Mega Man e sua turminha do barulho que aprontam confusões de montão. E por todas as horas que joguei, e todos os xingamentos que gritei (especialmente no Mega Man 2, aquele desgraçado bastardo de merda), espero que tenhamos um retorno o mais breve possível.  Então põe mais uma ficha aí que a bagaça ficou séria.

Pra relembrar o azulão, o VELHO NOOB ENTERTAIMENT SYSTEM OF ESCULHAMBATION FUCKING MEGA BLASTER está convidando você, seu nerdão, a participar da minha própria matéria! Eu quero fazer uma resenha dos fatos curiosos em todos esses anos de Mega Man, desde o Nintendinho difícil pra caralho, até o último. Fatos curiosos, ou informações interessantes! Conte-nos sua experiência! O que acha? ESCREVA AQUI NA CAIXINHA DE COMENTÁRIOS o que você gostaria de contribuir para nossa matéria especial! Vamos lá! Deixa de ser preguiçoso! Clique ali e indique algo do MegaMan, ou alguma coisa que queira informar. Vale linkar com fotos, com vídeos, com o que quiser. Pode até ser uma foto sua segurando um MegaMan de pelúcia... ok, não faça isso.
AJUDE O VELHO NOOB A FAZER UMA MEGAMATÉRIA SOBRE O MEGA MAN!

ps: Se alguém tiver cartuchos e coisas nostálgicas em casa, manda fotos mesmo. Seria bem interessante. Me adicionem no msn: felipellacerda@gmail.com