quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SUNSET RIDERS (snes)


Qualquer semelhança com Restart é mera coincidência.
Sunset Riders (SNES e Mega Drive) foi um clássico fabricado pela Konami em 1993, que permitia 1 ou 2 Jogadores. Era um jogo simples e objetivo como todo jogo deveria ser. Praticamente tudo se resumia a um botão para pular e outro para atirar. no máximo um especial.
"Cela acima, Hombre! Prepare-se para se aventurar no lendário Velho Oeste". Eu sempre gostei de faroeste, sobretudo Jogos de faroeste. E esse jogo surgiu na minha frente numa época em que eu lia muito as HQ's do Tex, coleção que herdei de meu pai. Esse jogo era foda muito antes de GUN ser foda. E olha que GUN é um de meus jogos preferidos no PS2.
No geral, você é um caçador de recompensas e deve capturar os mais perigosos "Foras-da-Lei" do Velho Oeste. Os bandidos são: O banqueiro corrupto "Simon Greedwell"; O bandido mais rápido no gatilho "Hawkeye" Hank Hatfield; Os maléficos lançadores de bombas "Smith Brothers"; O mexicano, rival de Cormano, "El Greco"; O ìndio arremessador de facas "Chief Scalpen"; O verme trapasseiro "Paco Loco" e o garboso diabo Inglês "Sir Richard Rose".
Se esquivando de balas, dinamites, troncos e outras armadilhas mais durante as 8 fases do jogo, você deve (além de detonar os bandidos) passar por cima de manadas de touros; correr lado-a-lado com um trem de carga, montado em seu cavalo (é claaaaro.); visitar uma aldeia indígena, entre as demais fases, cheias de detalhes e muito divertidas, bem ao estilo dos antigos filmes de faroeste. Porém os tiros são coloridos. Tá, escroto isso. Nada de sangue ou violência realista. A munição parece uma loja de doces. Mas quem se importa com isso quando se tem 8 anos? Eu queria era correr encima daqueles boizões e descer o gatilho na fuça daquele caras coloridos. Aliás, muito coloridos. Coloridos no sentido Restart da palavra.

Na versão para Super Nintendo (que foi a que eu joguei de fato na época) você escolhe entre 4 personagens: Steve, Billy, Bob e Cormano. Steve e Billy usam pistolas (tiro mais rápido e concentrado), enquanto que Bob e Cormano usam espingardas (tiro mais lento, porém cobrindo uma área maior). A versão para Mega Drive disponibiliza apenas dois personagens: Billy e Cormano. Não me pergunte porquê. Provavelmente alguém na Konami achou que dois personagens a mais não iriam caber no cartucho, mas gastaram cada maldito bit com aquelas malditas bolinhas coloridas. É como se estivéssemos jogando Paind Ball no tempo das diligências.
Os gráficos no SNES estão mais detalhados e bem feitos do que na versão do Mega. Da mesma forma o som, que é bem mais rico no SNES e ainda conta com as falas dos chefes (It's time to pay; Draw pilgrim; You in heap big trouble e etc).
As fases sofrem algumas alterações entre as versões, sendo que as do Mega foram redesenhadas e  contam com fases-bônus diferentes. Mas o gráfico, como disse, é mais tosquinho.
A dificuldade também tem seus aspectos diferentes. No SNES as balas são mais lentas e ao usar cada continue, você reinicia no começo da fase. Já no Mega os tiros são mais velozes e difíceis de se esquivar, porém quando se utiliza algum continue, você retorna do mesmo ponto onde morreu. O que é bacana, pois em alguns momentos você está lá naquele tiroteio colorido, jujubas pra tudo quanto é lado e tudo o que você menos quer na vida é VOLTAR PRA PORCARIA DO COMEÇO DA FASE.
Em resumo, Sunset Riders é um jogo em que você, junto com um amigo (ou Forever Alone mesmo) podem perder boas horas se divertindo, pegando recompensas pelos bandidões capturados. Vivos ou mortos!

Gostou? Lembra desse game? Quer deixar sua opinião? A caixa de comentários aqui embaixo é a maior forma de motivação que você poderia dar ao pessoal aqui, que se rala todo escrevendo essas matérias legais pra você se divertir relembreando os velhos tempos!