sábado, 22 de dezembro de 2012

Quando não eramos tratados como idiotas (malditos tutoriais) !


Salve salve, leitor retrogamer ou não, que gasta seu tempo conosco. Fico muito feliz por você estar aqui, sabia? Continue com a gente. Puxe ai uma cadeira, segura aqui o controle que a gente vai bater um papo legal sobre Tutoriais.
Sim, você sabe o que estou falando. E você também odeia isso, não importa a sua idade. Porque, mesmo que você SEJA um idiota, ninguém gosta de ser tratado como um.
Não, não que você seja. Mas acompanha o raciocínio: 
Foi-se o tempo no qual a gente simplesmente pegava um jogo, soprava o cartucho, enfiava no console e começava a jogar. Hoje em dia é impressionante a quantidade de jogos que saem para quaisquer sistemas que nos obriga, quase que automaticamente, a passar por uma fase de tutorial. Quando é que os jogadores ficaram burros?
Na minha época você encaixava o cartucho (mais conhecido como fita) e a sequência de fatos era essa:

1º - Logo da Nintendo / Sega confirmando que a sua soprada mágica funcionou e o cartucho "pegou".
2º - Tela de menu onde você tinha basicamente NEW GAME / PASSWORD / OPTIONS
3º - Breve "introdução" ou "apresentação", também conhecido como "demo" ou "momento onde você apertar start loucamente como se não houvesse amanhã

Pronto! você está na primeira fase! Esses já são dois inimigos vindo na sua direção! SE VIRA!

Era bem assim na minha época de 8-16 bits, pequeno leitor.
Desde que eu me lembre como jogador, nunca precisei de tutorial para saber como se joga um game. Para mim era só sentar a bunda na cadeira / sofá, colocar o cartucho no console e partir para o abraço. Não sei para que serve aquele item? Tirava a dúvida na mesma hora, usando-o. Não sei como mata aquele carinha ali em cima de uma plataforma flutuante impossível de alcançar? Procuro um ítem que, logicamente, iria me levar aquele lugar. Sabe Metroid? faz idéia de quantas horas passamos minha geração inteira apenas vagando por aquele mapa enorme procurando itens que possam dar alguma idéia vaga de como passar da passagem X?
Estas eram as formas mais inteligentes, para mim como jogador, para entender como funcionava o universo daquele jogo em particular. Tentativa e erro. Simplesmente seguiria os passos de aprendizagem do jogo, que estariam embutidos de uma forma inteligente no mundo do mesmo, até que eu me tornasse mais um que aprendeu a jogá-lo com destreza e sem me preocupar em ir atrás de manual de instruções para saber como usa o pulo do jogo. Eu só fui ler manuais depois de velho, baixados pela internet. Na minha infância de locadoras, tinha dessas malandragens não. Era alugar um jogo (ou porque gostei da capa ou porque li em alguma revista sobre ele), enfiar no videogame e apertar os botões pra ver o que cada um deles faz. e descobrir na raça como passar dos lugares.
Até o início da era PSX, os jogos não nos tratavam como gente ignorante, estúpida e incapazes de identificar um botão pulo. Mas será que foi isso que realmente aconteceu? Será culpa das empresas, ou são os jogadores? O que exatamente mudou nesse cenário gamer?
Vamos conversar sobre isso, chama a galera pra gente discutir esse assunto. Se quiser mesmo ajudar, divulgue esse post para os seus amigos do facebook.

Tutorial para saber pular no jogo... 
tá de brinks né SEGA?
Complexidade. Esta é a palavra-chave para o caso dos jogos atuais. Muitos deles tem um verdadeiro manancial de controles, botões e combinações a serem feitos pelos jogadores para que, assim, possa jogar uma partida ou começar o jogo de forma adequada. É impressionante a quantidade de movimentos que jogos como God of War ou Metal Gear: Snake Eater são necessários para que o jogador seja bem-sucedido em, apenas, começar o jogo. Sim, estamos falando dos primeiros momentos. 
A jogabilidade se tornando complexa, pelo visto, se faz necessário a criação de um passo-a-passo para que o jogador possa entender o que fazer quando um inimigo atira diretamente no seu peito uma granada flamejante. É segurar R3+L1 e apertar repetidas vezes o Triângulo. Claro, estes são casos esdrúxulos nos quais as empresas criam situações que precisamos fazer tais movimentos. Mas será que precisamos de tanto? Isso vai do nível de realismo do jogo? e se vai, esse mesmo realismo pode ser reproduzido no executar de comandos complicados nos controles? Isso torna a experiência convincente?
Creio que seja possível a junção entre uma jogabilidade complexa e casual sem interferir diretamente na imersão do gamer sobre um jogo. É claro e óbvio que essa é uma opinião minha, já que pelo visto, as atuais empresas – e as antigas também – não estão se dando o trabalho para arrancar nenhuma gota de suor do jogador para compreender a mecânica de um jogo. 
Antes um simples para frente e A possibilitava um personagem pular ou bater em alguém. E um para baixo e qualquer botão do controle fazer um SpinDash de um outro para seguir em alta velocidade na fase. Mega Man que o diga.
Então veio o Wii e mudou toda a história dos videogames. Tocou o foda-se. Sabe, revolucionou mesmo.
O Wii simplificou tudo. Mova o controle e o seu personagem vai fazer tal movimento. Todos nós sonhávamos com essa tecnologia de ficção científica. Quase um poder Jedi. Aperte um dos poucos botões no Wiimote ou no Nunchuk e as ações serão feitas com relativo sucesso. Relativo, porque falta aperfeiçoar, mas não podemos negar que a bagaça funciona muito bem. A simplificação de movimentações foi uma das coisas boas no Nintendo Wii, mas, também, simplificou, e muito, a jogabilidade dos gamers em seus jogos.
Os leitores podem estranhar eu falar bem do Wii aqui, já que vivo
fazendo piadinha com o console e seus usuários. Mas hoje estamos aqui
para analisar criticamente um assunto que tem muito a ver com ele.
O hardcore gaming, para a Nintendo, foi para o espaço. Não existe mais a expressão "LEVEL HARD" nos jogos atuais. Se está lá, não é mais o mesmo. Antigamente, configurar um jogo no HARD era o que separava homens de crianças.

Em contrapartida, no X-BOX 360, PS3, PSP e PC, os jogos foram se tornando cada vez mais complexos, em termos de controle. Um exemplo disso, são os FPS que estão com tantos comandos e botões que daqui a pouco teremos uma extensão do teclado somente para poder matar uns nazistas!
Então, qual é o melhor caminho para se seguir? Simplificar os controles? Simplificar os jogos? Ou uma mistura dos dois? É possível equilibrar essa equação, já que obviamente os controles de antes eram simplórios exatamente porque os JOGOS eram simplórios?

Parece difícil de se concluir algo. E não quero nesse post aumentar as briguinhas entre os gamers Old School como eu e os New Generation. Apenas chamar o leitor inteligente a refletir sobre uma mudança significativa que os jogos sofreram com o passar dos anos.
Tem-se de arrumar um meio-termo. Ou melhor: uma opção para desligar os tutoriais de controles. Seria o ideal, na verdade. Porque entendo perfeitamente que eu, que comecei minha história no Master System, não preciso que alguém me ensine que segurar pra frente e apertar o botão de pulo vai me jogar encima daquela plataforma ali. Mas talvez, para uma geração nova, isso seja necessário. Não que eles sejam mais burros do que eu, mas talvez seja apenas uma questão cultural. 
Como retrogamer, me sinto insultado quando vejo um tutorial na minha frente. Coisa que eu nunca precisei quando joguei Alex Kidd, SimCity, Resident Evil, Silent Hill, Tomb Raider, Metroid, Ninja Gaiden, Shinobi, Sonic, Mario e outros jogos. Pois era só fazer o que tinha de ser feito: jogar. Tava tudo ali na tela.

Talvez a culpa seja dos jogadores, com preguiça de saber como mexer de verdade o seu personagem ou das empresas que deixaram os jogos por demais complexos. O importante é que nada está sendo feito para resolver esta situação, chegando ao ponto de dois extremos existirem nos jogos atuais. De um lado, os 360 botões do XBOX sendo usados ao mesmo tempo para controlar um soldado. De outro, jogos simples de comandar usando dispositivos como o wii e o kinect.

Mas a única coisa que eu peço, como gamer, é não ser tratado como idiota


E para vocês, o que acham deste derrame de tutoriais a torto e direito nos atuais jogos?
Comenta aqui embaixo, qual a sua experiência com essa situação?