quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

As Maiores Tranqueiras Já Lançadas Usando o Nome DONKEY KONG

Fala macacada queridos leitores devoradores de Toddynho com vodca! Como vai a vida de vocês?  a minha vai sussa na montanha russa, e tenho motivos para estar muito feliz! É que neste mês de dezembro, o nosso Velho Noob completa 1 ano de vida! É isso ae, um ano completinho de muita piada sem graça, trocadalhos do carilho e muita ironia, sarcasmo e Yakult! 
Então nós, da vasta equipe (basicamente o Adonay e eu) estamos realizando um velho sonho do site, desde quando tive a primeira idéia de criar essa BAGAÇA: UM PODCAST PERIÓDICO. Pois é, senhores amiguinhos, podem aguardar que muita coisa bacana vai rolar no Velho Noob em brave pra comemorar esse primeiro ano de vida (juro pela mãe de vocês que eu nunca imaginei que um blog sobre jogos antigos que ninguém mais jogava fosse durar mais que 3 meses. Muito menos poderia imaginar essa popularidade e esse público que tanto comenta e opina sobre o site!  Sucesso! 
E por falar em SUCESSO, hoje separei uma matéria... como diz um tio chato que tenho... SUPIMPA.  
Pois junto do V.N, temos um aniversariante tão foda quanto! Separei para vocês um especial com os produtos (ou serviços) mais bizarros que encontrei usando a marca DONKEY KONG!


Há exatos 30 anos atrás a Nintendo lançava Donkey Kong nos arcades, lá nos states. O jogo vendeu dezenas de milhares de unidades, se tornou uma febre mundial e mudou o destino da filial norte-americana da empresa, abrindo o caminho para seu futuro sucesso no mundo dos consoles domésticos. Sem Donkey Kong, não teríamos o bigodudo do Mario (que estreou como herói no jogo), e sem o Mario é difícil imaginar como seriam os videogames hoje. Gostando ou não, precisamos admitir isso (será que tem alguém que não gosta do Mário? hmmm.... uma pesquisa interessante). 
Mas nos atendo aos fatos: Isto torna o jogo simplesmente o título mais importante já lançado pela Nintendo, e talvez um dos mais importantes na história dos videogames. Essa última afirmação fica com um "talvez" enorme. Pode xingar.
Portanto, vamos celebrar aqui no Velho Noob  relembrando um punhado de coisas estranhas e interessantes sobre este jogo tão amado, e o preferido da minha irmãzinha de 5 anos. E também seus personagens. Feliz aniversário, Donkey Kong! Feliz aniversário, Mario! Feliz Aniversário VELHO NOOB!
Nesses 30 anos, como uma boa fabriqueta de verdinhas, a franquia gerou muita coisa bizarra e muitas sem noção.  Eu sai chafurdando nessa internet profunda e assustadora e acabei por reunir as paradinhas que achei mais interessante. Acompanhe a matéria. E AH, se você não leu ainda nosso espacial muito bem escrito, completo, informativo e engraçadíssimo sobre os jogos do SUPER NINTENDO DONKEY KONG COUNTRY, clique no link e deixa ai aberto pra você ler depois

Pense em dois gordinhos felizes tentando jogar essa merda
E VAMOS LÁ: No mundo dos esportes: muito antes de parir o pirralhinho Game Boy, a Nintendo lançou uma série de jogos portáteis chamada Game & Watch. Cada aparelho só podia rodar um jogo, com gráficos em preto e branco pré-impressos em uma tela LCD que também servia como relógio (daí o nome). A empresa criou vários jogos nesta série, e o improvável “Donkey Kong Hockey” (1984) é um deles.
Neste jogo, Mario e Donkey Kong se enfrentam em uma partida do esporte favorito dos canadenses. Dá uma sacada na fotografia ai do lado e imagine cá comigo: Cada jogador usava um pequeno joystick circular, que ficava armazenado na base do aparelho quando não estava em uso. Esse joystick tinha tipo 10 centímetros de cabo, o que eu imagino ser bastante desconfortável (pensa em dois gordos jogando isso ao mesmo tempo). Por outro lado, mesmo que tivessem 2 metros de cabos não faria diferença alguma com uma telinha tão minúscula. sabe aqueles minigames que nós carregávamos na mochila pra jogar no recreio (e escondido nas aulas de matemática?) A NINTENDO teve a brilhante idéia de lançar um para 2 players.

Mario, Deus nórdico do trovão:
Mario nos Vingadores, quem diria
Se você achou estranho o título acima, dê uma bela olhada na capa que temos aqui. Nos dias em que a resolução de imagem dos videogames era baixa, os ilustradores responsáveis pelas caixas dos jogos tinham de SE VIRAR NOS TRINTA para retratar de forma atraente as situações absurdas em que os personagens se encontravam. Isto resultou em uma enorme quantidade de capas incrivelmente esdrúxulas na década de 80 (assim como TODAS do Atari), e a versão de Donkey Kong para o Intellivision, da Mattel (1982) não é exceção.
Mario anda levando a academia a sério! Vemos um Mario tão musculoso quanto o He-Man e sem chapéu, segurando o que parece ser Mjolnir, o martelo mágico de Thor. Já Donkey Kong é um monstro terrível que aprisionou "Pauline" em uma gaiola. Temos certeza de que, em algum lugar do Japão, Miyamoto está tendo um AVC.
Mais realismo: em 2010 um artista chamado Fugazi criou este conjunto de bonecos dos personagens de Donkey Kong clássico modificando bonecos já existentes da série Marvel Legends. O kit, uma criação única, foi depois vendido no eBay por alguns quaquilhões. A obra de Fugazi nos faz imaginar como Donkey Kong seria se tivesse sido criado por uma empresa norte-americana de games, como a Rockstar, em 2010, em vez de pela Nintendo, em 1981.

A verdadeira sequência de Donkey Kong:
No início de seu envolvimento no mercado de videogames, a Nintendo terceirizava o desenvolvimento de seus jogos. Coisa que ela devia fazer até hoje. Embora Shigeru Miyamoto e Gunpei Yokoi (que mais tarde criaria o Game Boy) tenham projetado Donkey Kong, o trabalho de programação foi feito por uma empresa chamada Ikegami Tsushinki. Nesta época as questões relativas aos direitos autorais de software não estavam bem definidas no Japão, o que levou a um desentendimento entre as duas empresas pouco tempo depois. Tipo, no começo ninguém queria assumir a roubada do filho feio gorilão, mas depois que virou sucesso, haviam muitos herdeiros da fortuna, né?
A discussão ficou acalourada na época, se o jogo desenvolvido era Congo Bongo (um novo game) ou se esse seria "Donkey Kong 2". A Ikegami também desenvolvia jogos para outras empresas, e começou a trabalhar para a Sega .
Em 1983 a empresa lançou, vejam só,  Congo Bongo, visto por muitos como uma “cópia” de Donkey Kong, mas que agora sabemos ter sido desenvolvido pela mesma equipe.

Kong em quatro rodas:
Em 2007, ano em que nós mal tínhamos dinheiro para um PS2 e o mundo dos videogames já estavam enjoando de X-BOX, a Nintendo encomendou um Monster Truck tendo Donkey Kong como tema. Tudo para promover o jogo de corrida Donkey Kong: Barrel Blast para o Wii. O caminhão era pilotado por Frank Krml, que usava uma fantasia do personagem (WTF? SÉRIO?), e participou da Monster Jam Truck Tour por várias cidades nos EUA em Dezembro daquele ano. Só fico imaginando se ele tinha alguma dívida com a Yakuza ou algo assim. Quem em sã consciência pilotaria um Monster Truck usando uma fantasia de gorila? Será que é movido a óleo de banana?

James Bond contra Donkey Kong: 
Não há limite para o mau gosto e o nonsense da mente humana. Ao bolar os anúncios para as versões domésticas de Donkey Kong que seriam veiculados na França e Itália, a CBS Video imaginou Mario como uma espécie de agente secreto subindo uma escada em espiral enquanto desvia de gigantescos barris de vinho, arremessados por um Donkey Kong do tamanho de King Kong. E enquanto isso a pobre Pauline se equilibra na sacada de um arranha-céu.
Francamente: O que raios esse pessoal andou bebendo? Que chá é esse? Com uma cara feia dessas, o gorila nem precisava ser gigante pra meter medo. E porque CARALHOS VOADORES uma empresa de publicidade tentaria vender algo para Itália transformando o personagem, que é ITALIANO, na porra de um agente secreto britânico?

DK entra para o circo: Outro jogo da família Que Porra é Essa? Game & Watch, desta vez um modelo avançado com tela a cores da série “Panorama Screen”. Não sabe o que é um Panorama Screem? É essa maluquice aqui, ó.  Em “Donkey Kong Circus” (1984) o gorila deve evitar que os abacaxis caiam enquanto se equilibra em um barril. Enquanto isso, como um bom herói, Mario fica rindo ao lado do picadeiro. A tela colorida era resultado de uma combinação de luz ambiente, que entra por trás de uma tela retrátil, um LCD (que é normalmente opaco) mas fica transparente quando recebe energia e uma película plástica colorida que contém os gráficos. Tudo isso segundo o Wikipédia, tá? Eu não sou tão velho assim. 
O resultado era bastante impressionante para a época, ainda mais considerando que o primeiro console portátil com uma tela LCD realmente a cores (o Lynx, da Atari) só chegaria ao mercado cinco anos depois. Atualmente, Donkey Kong Circus pode ser jogado em um simulador gratuito desenvolvido por “MADrigal”. Vale voce dar um pulinho pra conferir.

Viajando na maionese: desde a época do Atari várias empresas tem como negócio a produção e venda de cópias piratas de jogos. Aqui vemos um cartucho pirata de Donkey Kong para o Atari 2600 lançado em Taiwan (!!!!). A ilustração nos dá uma boa idéia do que Mario vê quando exagera nos cogumelos! Poderia se chamar "O palhaço Pipoca contra os unicórnios-piranha do espaço" que você nem ninguém JAMAIS suspeitaria do contrário. Esse tipo de ... han... "adaptação" .... ou como hoje chamamos... os "hacks"... foram muito mais comuns nos anos 90, em plena geração 16 bits, onde temos coisas realmente assombrosas como MK3 Ultimate para Master System, num hack feito pelo próprio demônio. Era muito comum ver isso acontecer, e muitas vezes surpreende pela engenhosidade da coisa. Uma vez nós mesmos, aqui do Velho Noob analisamos em vídeo uma série desses HACKS especialmente formatados para contar histórias bíblicas. Um gameplay comentado feito pelo meu chapa Sttaford e eu, nos primórdios do Velho Noob. Se você é um cliente novo e não viu ainda, dá uma clicada AQUI, eu espero você voltar.. .

Estrela de TV: Depois de um incrível sucesso nos arcades e consoles de todo o universo conhecido, Donkey Kong virou parte do programa de TV “Saturday Supercade”, com desenhos animados baseados em games de sucesso na época, que foi ao ar na rede CBS entre 1983 e 1985 (CARAMBA! PORQUE RAIOS NENHUMA EMISSORA FAZ ISSO HOJE EM DIA?). Na história do desenho (que não é a  mesma do jogo) Mario é o dono de um circo e Pauline é sua assistente, responsável pelo treinamento dos animais. Donkey Kong, a estrela do circo, escapa constantemente, e cada episódio mostra as tentativas de Mario e Pauline de recapturá-lo.
*cough cough* Soupy Sales, um apresentador de programas infantis muito famoso nos EUA, fazia a voz de Donkey Kong, e Peter Cullen (que mais tarde dublaria Optimus Prime na versão original de Transformers) emprestou sua voz a Mario. A série é famosa por ter sido a primeira vez em que Mario apareceu em um desenho animado na TV. Mesmo que seja num produto bosta que nem esse.

Diversão Matinal: A Ralston Purina lançou na década de 80 (época boa e bizarra, fala sério) vários cereais matinais com personagens licenciados dos videogames, entre eles Pac-Man e Donkey Kong. Os cereais tinham forma de "barril". Pense bem no tamanho da zoeira que era comer esse negócio. Eu nunca comi um na vida (vou repetir que não sou tão velho assim), mas testemunhas muito confiáveis do tio aqui garantem que esse cereal tinha gosto de cheetos estragado com queijo de estufa. Tinha cheiro de all-star velho e textura de cadáver na beira da estrada. SUCESSO ABSOLUTO.

Ora essa, claro que sim. Quando eu tinha 5 anos, qualquer merda que viesse do universo dos videogames eu dava birra no chão da cozinha até minha mãe comprar. Isso indica que qualquer coisa, literalmente qualquer coisa, pode ser vendida, mesmo que seja uma imensa merda de tatu, desde que carregue a marca certa.
Num é mesmo, dona Nintendo?


Forte abraço a todos vocês, e fiquem com Sphirot. Não se esqueçam de clicar ali encima no botãozinho de curtir pra dar uma moral na nossa página do FACEBOOK e como sempre, deixe seu comentário aqui embaixo. Deu muito trabalho, mas eu me diverti bastante reunindo esse material pra publicar.
Quer dar uma sugestão de matéria:? Declarar seu amor? Xingar a mamãe? AQUI EMBAIXO, AMIGUINHO. Bora todo mundo comentar. Se sua sugestão for boa mesmo, quem sabe eu não publico a matéria?