quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CHOPLIFTER - Master System - SALVE AS PESSOINHAS!



Porque raios o pessoal 
da SEGA 
nunca fazia uma capa que 
prestasse para o MASTER?
Essa semana li uma notícia que me agradou muito: será lançado finalmente, para os consoles desta nova geração, um jogo de helicópteros depois de tempos sem um decente. Na verdade, acho que depois dos 32 bits eu NUNCA MAIS VI UM MALDITO JOGO DE HELICÓPTERO NA MNHA FRENTE, e antes que voce me lembre daquela aberração que circulou pelo Nintendo 64, eu vou logo dizendo que estou me referindo a jogos minimamente "jogáveis". 
O bom é que om essa notícia relembrei os grandes jogos que já joguei deste gênero que aprecio tanto, e me lembrei de um em especial que mexeu com toda a minha infância: Choplifter, para Master System. Sinceramente é um dos meus jogos favoritos no console 8 bits da SEGA, um game que me encantou com sua combinação de vários bons elementos numa fórmula que realmente deu certo.
Lançado em 1986 para o Master System, o jogo teve sua primeira versão lançada em 1982 para Atari 5200 e Apple II, segundo a Wikipedia. extensa pesquisa que fiz para escrever essa matéria.  
O jogo foi desenvolvido por Dan Gorlin, um produtor independente que na verdade nem pensava em ser designer de games. Gorlin trabalhava em pesquisas de inteligência artificial em Los Angeles, estava em casa a 6 meses sem nada para fazer e só tinha um Apple II de seu avô e muito tempo livre. Assim nasceu Choplifter, um grande jogo que surgiu da junção da capacidade de Gorlin à sua afinidade por helicópteros.
No jogo, você fica no controle do helicóptero Hawk-Z, que é um nome bem batuta pra um helicóptero, e tem que resgatar o máximo de reféns que puder, todos presos em diversos locais espalhados ao longo do cenário. O objetivo do jogo teoricamente é simples: levante vôo com seu helicóptero e resgate os reféns, qualquer piloto amador de dupla sertaneja consegue fazer isso, CERTO?  Mas na prática a história é bem diferente. Você encontrará diversas dificuldades que vão de aviões inimigos a baterias antiaéreas, e terá que usar uma boa dose de estratégia para vencer os desafios.

Era interessante o fato de que você começava na direita do cenário, pois ao salvar determinado número de reféns, você tinha que retornar a base para deixá-los lá uma vez que o helicóptero tem um limite máximo de passageiros. Isso é um saco. Isso fazia com que você tivesse que ir e vir no cenário. Certamente isso é um diferencial que deixa Choplifter a frente em termos estratégicos dos demais shooters horizontais, onde você avança sempre para um mesmo lado (sempre da esquerda para a direita) e apenas atira em tudo que se move e vem na sua direção, feito um sargento de Medal of Honor.
Choplifter era um jogo bem difícil, o grande lance do jogo não é sair atirando sem parar. Como eu disse lá em cima, é preciso uma dose de estratégia: você precisa pousar o helicóptero com cuidado para não explodi-lo, tomar cuidado ao pousar nas prisões para não esmagar algum refém, fazer isso antes que algum refém seja morto no processo de embarque e ainda desviar dos ataques inimigos na volta para a base.
Os controles eram bem precisos, não te deixavam na mão nunca e só dependia da sua destreza para você se dar bem. Basicamente, o direcional movia a aeronave e o botão 1 atirava. O botão dois girava o helicóptero para que você pudesse ficar de frente para a direção desejada. O helicóptero possuía três posições: virado para a esquerda, virado para a direita e de frente, posição que tornava o helicóptero um bombardeiro, coisa bem bacaninha, enquanto nas duas primeiras citadas, o helicóptero tinha uma espécie de metralhadora.

O número de fases é pequeno: são três fases e mais três fases alternativas com inimigos a mais. Nessas fases alternativas, somente a primeira delas mostra uma verdadeira mudança, já que é a primeira fase só que a noite, e com alguns perigos a mais.

Ainda foram lançadas as continuações Choplifter II e III. A segunda versão do jogo era basicamente o primeiro game com novos cenários, e foi lançado para Game Boy. A mudança mesmo veio com o terceiro jogo, lançado nos anos 90 para Super Nintendo. Essa última versão veio com muitas novidades que corrigiam todos os problemas do primeiro jogo, como novas armas, chefes de fase, e ainda mais dificuldade.

Por fim digo que Choplifter é meu jogo favorito de helicópteros! Não me importa se ele não é um simulador super detalhado: ele é um jogo que diverte e diverte pra valer. Perdia tardes jogando ele, e se tivesse que fazer de novo eu pensaria algumas horas antes faria com gosto!

DESCULPE aí pela cara de Wikipédia que ficou esse post, mas eu realmente quis ser bastante detalhado sobre esse game que deixou uma marca bem forte na minha visão das coisas.